A Princesa Dona Leopoldina assina o decreto que declara oficialmente a independência do Brasil

0
122

Neste dia 2 de setembro, do ano de 1822, a então Princesa Dona Leopoldina de Habsburgo, nascida Arquiduquesa da Áustria, na condição de Regente do Reino do Brasil (integrante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves) durante a ausência de seu marido, Príncipe Dom Pedro, que estava em São Paulo, assinou o decreto que oficializava a independência do Reino do Brasil da entidade política de união real na qual estava inserido, e que viria a se tornar um Império no dia 12 de outubro do mesmo ano.

Ou seja, oficialmente, a independência do Brasil foi realizada pela austríaca Princesa e futura Imperatriz Leopoldina, no dia 2 de setembro de 1822.

Entretanto, a independência é comemorada no dia 7 setembro, quando a carta de D. Leopoldina avisando do decreto chegou às mãos do Príncipe Dom Pedro, que naquele momento proferiu o Grito do Ipiranga, que marcou o momento histórico do Brasil. Naquele momento ele tornara-se Rei do Brasil, título que mudaria após ser popularmente aclamado Imperador do Brasil, no dia 12 de outubro e coroado no dia 1° de dezembro de 1822.

 

Princesa e Imperatriz Leopoldina

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS