Lago de lava descoberto em ilha remota no Oceano Antártico

0
16

Imagens de satélite confirmaram a presença de um lago de lava dentro da cratera do Mount Michael — um vulcão ativo localizado em uma ilha remota no Oceano Antártico.

A estrutura geográfica foi encontrada no vulcão ativo Mount Michael, que fica na remota ilha britânica Saunders, localizada no sul do Oceano Atlântico e próxima à Antártida.

Dentre os aproximadamente 1.500 vulcões terrestres potencialmente ativos na Terra, apenas oito possuem um lago de lava, incluindo o recém descoberto, informa o site Gizmodo.

A piscina de lava do vulcão é do tamanho de dois campos de futebol e sua temperatura atinge quase 1.280 graus Celsius.

Em entrevista à emissora britânica BBCPeter Fretwell, do instituto de pesquisas British Antarctic Survey (BAS), contou que a ilha já foi visitada em inúmeras ocasiões, mas “ninguém nunca tinha escalado a montanha”. No topo do Mount Michael, há uma neve muito macia, provavelmente originada pela atividade vulcânica.

Caso você esteja curioso, os outros sete vulcões com lagos de lava ao redor do mundo são: Nyiragongo, no Congo; Erta Ale, na Etiópia; Monte Erebus, na Antártida; Monte Yasur e vulcão Ambrym, ambos em Vanuatu; Kilauea, no Havaí; e Masaya, na Nicarágua.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS