Dom Pedro I falece

0
214

Dom Pedro I falece no dia 24 de setembro de 1834 em Palácio De Queluz.

Dom Pedro nos seus últimos anos lutou bravamente contra as tropas absolutistas de seu irmão Dom Miguel I visando restaurar o Trono de sua filha. Com apenas sete mil e quinhentos soldados venceu os mais de 80 mil que seu irmão tinha no final de Julho de 1834. Vitorioso, exilou seu irmão e foi declarado Regente do Reino pelas Cortes em Agosto, porém caiu doente no mês seguinte.

Vítima de uma tuberculose o Duque de Bragança, ex-Imperador do Brasil, ex-Rei de Portugal e Regente do Reino de Portugal em nome de sua filha Dona Maria II, falece no Palácio de Queluz, no quarto Dom Quixote, o mesmo em que nascera, às 14 horas e trinta minutos do dia 24 de Setembro, amparado por sua esposa Dona Amélia, suas filhas Rainha D. Maria II e Dona Maria Amélia e fiéis nobres desde o dia 10 de Setembro quando os sintomas se agravaram. Dom Pedro I foi enterrado no Panteão dos Bragança, porém seu coração foi conservado por decisão sua na Igreja da Lapa no Porto.

Imagem: “retrato do Senhor Dom Pedro depois de morto”, Dias da Costa, séc. XIX, atualmente no Museu do Primeiro reinado.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO