Nasce o Príncipe Imperial Dom Afonso Pedro

0
124

Nasce o Príncipe Imperial Dom Afonso Pedro no dia 23 de fevereiro de 1845 em Palácio Imperial.

No Palácio Imperial de São Cristóvão em 23 de fevereiro nasce o Príncipe imperial do Brasil, primogênito varão de Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina, Dom Afonso Pedro de Alcântara Cristiano Leopoldo Felipe Eugênio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga.

Seu nascimento foi cercado das solenidades imperiais, contando com a atenção de toda corte e apresentação pública. Intitulado desde seu nascimento como Príncipe Imperial do Brasil, Dom Afonso Pedro era muito parecido com seu pai na infância, como mostra o quadro abaixo, principalmente na cor dos cabelos e formato do rosto.

O Príncipe Imperial padecia de epilepsia, o mesmo mal que seu pai e avô padeciam. Entre uma série de convulsões que teve enquanto brincava na biblioteca do Palácio Imperial e que duraram cinco horas ininterruptas em 11 de julho de 1847, com apenas dois anos de idade, Dom Afonso Pedro faleceu e três dias após foi enterrado no Convento de Santo Antônio com todas as pompas, honras e homenagens de um funeral de Estado, não vistas desde o falecimento de sua tia, a Princesa Dona Paula.

Imagem: “Afonso, Príncipe Imperial do Brasil, primogênito de Pedro II”, Rugendas, 1846.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS