O Orbe

0
292

Este artigo serve mais para desmentir o belo conto da carochinha de que “na Idade Média o povo era levado pela Igreja Católica a acreditar que a Terra era plana e que o Sol girava ao nosso redor”. Pra variar, a própria História nos prova o contrário: o orbe, joia muito utilizada por diversos monarcas pagãos e cristãos através dos séculos, nos prova o contrário.

Uma esfera dourada encimada por uma cruz – atualmente, é mais comum ser vista nas imagens católicas de “Salvator Mundi”, mas antes de ser encontrado nas mãos de Cristo, o artefato é representado nas mãos de Zeus, senhor dos deuses gregos, e posteriormente, Júpiter (versão romana de Zeus), mas sem a cruz, um símbolo que virá a ascender na Era Cristã. Desde o século II d.C. temos reis e imperadores utilizando a joia com a cruz, o que vem a mostrar a “vitória” cristã. Um dos primeiros monarcas ilustres a ostentá-lo é Constantino I: na Batalha da Ponte Mílvia contra Magêncio, em sua famosa visão da cruz encimando o Sol, com os dizeres “IN HOC SIGNO VINCES”, ou “sob este símbolo vencerás”, Constantino, pagão, decidiu mandar que seus soldados (igualmente, em sua maioria, pagãos) desenhassem a esfera encimada por uma cruz (o “símbolo” pelo qual ele venceria a batalha). Depois que venceu realmente a peleja, Constantino virá a adotar o cristianismo em detrimento do paganismo que imperava até então. Juntamente com os cristãos, o símbolo do domínio de Cristo sobre o mundo entra em destaque.

O símbolo – que, lembrando, mostrava o “mundo” como uma esfera – seria usado por quase todos os monarcas cristãos através dos tempos, desde a Rússia com as requintadas joias dos tsares até o Reino Unido, com a “orbe do soberano”. Sempre significou, com leves alterações no sentido, o domínio de Cristo sobre o mundo dos homens e o dever de todos os soberanos que os portavam de apoiar a expansão da palavra de Deus e da fé. Portanto, esta é mais uma das provas de que aquele assunto de “os medievais não aceitavam que a Terra era esférica e Colombo tentou provar isso” está fora de cogitação! Até antes mesmo de Cristo já se imaginava (sem nenhuma prova real) que a Terra fosse esférica.

IMAGEM= Carlos Magno, Rei dos Francos e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico durante a Alta Idade Média, representado portando o globus cruciger, ou orbe. Por Albrecht Dührer (não é contemporâneo de Carlos Magno).

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO