01. Dez Maneiras de Destruir a Imaginação do Seu Filho –
O livro que dá toda a importância a projetos como o Escola Sem Partido. O professor Anthony Esolen demonstra que o modelo de educação infantil contemporâneo não só é ineficiente na criação de um adulto maduro, como é nocivo às faculdades mentais da criança, especialmente à imaginação. Mais do que um diagnóstico assombrosamente preciso dos desastres pedagógicos implementados sistematicamente ao longo das últimas décadas (não só nos EUA), o autor ainda indica o que eles têm em comum — em suma, o ataque à faculdade imaginativa da criança — e os procedimentos para reverter o quadro.
02. Breve Retrato do Brasil– Olavo de Carvalho
O último lançamento do professor Olavo de Carvalho. Neste sétimo volume, Breve retrato do Brasil, apresentamos todos os artigos e editoriais publicados em 2011. Nele, encontramos não apenas o noticiário faltante em nossa imprensa sobre o que acontece nos EUA, mas longas análises da situação política brasileira, da conjuntura internacional e não raras lições de filosofia e ciências humanas.
03. Filosofia da Crise – Mario Ferreira dos Santos
O que é Crise? Quais as razões das nossas Crises? Originalmente publicado a mais de 40 anos atrás, a leitura é uma premonição da nossa miséria moral atual. O autor discute a crise em seus diferentes matizes: econômico, moral, ético ou comportamental, artístico ou social; um tema bastante atual, que pode interessar a todos aqueles que queiram aprofundar seu conhecimento da obra de Mario Ferrira dos Santos.
04. A Imaginação Educada –
Outros excelente livro para dar legitimidade ao Escola Sem Partido, discorre sobre o que é a literatura, de que adianta ensiná-la, como se deve ensiná-la – desde qual idade e começando por quais livros –, qual é o valor social, político e religioso do estudo da literatura, qual é o lugar da imaginação no processo de aprendizagem, para que outras coisas serve a imaginação, se é necessário – antes, se é possível – educá-la, e do que é capaz uma imaginação educada.
05. Fatos e Falácias da Economia –
O livro ideal para quem deseja compreender questões econômicas sem jargões e gráficos tediosos Com argumentação brilhante e extrema clareza, o economista Thomas Sowell demonstra de forma objetiva como os dados econômicos e as crenças populares são construídos de forma tendenciosa pelo senso comum, reforçados pelos políticos e divulgados pela mídia. Ao analisar algumas das falácias mais populares da economia, desfaz crenças amplamente difundidas sobre problemas urbanos, desigualdade de renda entre homens e mulheres e questões relacionadas às diferenças entre raças e países em desenvolvimento, entre outras.
06. Manual Politicamente Incorreto da Ciência –
Este livro trata da tentativa de instituições científicas, grupos organizados de cientistas ou mesmo de cientistas individuais, em conluio com a imprensa em geral, de estabelecer uma agenda não-científica, com matizes ideológicos, financeiros e religiosos, em nome da ciência.
07. Revolta Contra a Modernidade. Leo Strauss, Eric Voegelin e a Busca de Uma Ordem Pós-Liberal –
Revolta contra a Modernidade é um livro destinado principalmente ao público tradicionalista conservador. O leitor interessado em Leo Strauss ou Eric Voegelin encontrará boas apresentações de seus ensinamentos na obra, além de comparações úteis e esclarecedoras e contrastes entre os dois pensadores.
CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK