Baile da Ilha Fiscal

0
182

Baile da Ilha Fiscal no dia 9 de Novembro de 1889 em Ilha Fiscal.

Em oposição ao ânimo do Imperador Dom Pedro II, que detestava festas ainda mais as suntuosas, é realizado o um Baile no recém-inaugurado Palácio da Ilha Fiscal organizado pelo Gabinete Ministerial chefiado pelo Visconde de Ouro Preto em homenagem aos oficiais do navio chileno “Almirante Cochrane”.

O evento, que fora adiado de 19 de Outubro para 9 de Novembro em razão do falecimento do Rei Dom Luís I de Portugal, foi a festa mais suntuosa que o Brasil já tinha visto. Entre 3 e 4 mil pessoas foram convidadas à festa que contou com seis salões de dança e um banquete servido em duas mesas em forma de ferradura para 500 convidados, tudo decorado com flores, balões venezianos, lanternas chinesas, vasos franceses e Bandeiras do Império e do Chile.

O baile teve início às oito e meia, porém a primeira parte da Família Imperial só desembarcou às 10 horas. Dom Pedro II estava de casaca preta de Almirante com a Ordem do Tosão de Ouro, Dona Teresa Cristina com vestido de renda de chantilly preta guarnecido de vidrilhos e Dom Pedro Augusto de casaca preta civil. A Princesa Imperial Dona Isabel e o Conde d’Eu chegaram poucos minutos depois. Dona Isabel estava com um vestido de moiré preto listado, colo alto bordado de ouro e usando um diadema de brilhantes. O Imperador Dom Pedro II dançou somente uma vez, com uma debutante, a filha do Barão Sampaio Vianna, já Dona Isabel foi uma das mais animadas da festa competindo com seu sobrinho, o Príncipe Dom Pedro Augusto que ficou dançando até o amanhecer.

A Família Imperial, com exceção de Dom Pedro Augusto, partiu pouco depois da meia noite, quando o banquete foi servido, vendo pouco da fatídica festa que marcaria o fim do sistema monárquico no país e da primeira grande festa na Corte desde 1852.

Imagem: Baile da Ilha Fiscal com alegorias republicanas, Francisco Figueiredo, séc. XX, atualmente no Museu Histórico Nacional.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO