Dom Antônio Gastão de Orléans e Bragança falece

0
113

Dom Antônio Gastão de Orléans e Bragança falece no dia 29 de Novembro de 1918 em Edmonton, Redbridge, United Kingdom.

Dom Antônio Gastão, filho da Princesa Imperial Dona Isabel e do Conde d’Eu, foi enviado para o exílio com apenas oito anos de idade. Instalado no Castelo d’Eu com o restante de sua família, seguiu os passos de seus irmãos e primos e ingressou na Academia Militar de Wiener Neustadt do Exército Austro-Húngaro.

Entre 1908 e 1914 esteve alistado como Hussardo do Exército Austro-Húngaro, porém com a Primeira Guerra, impedido de defender a França por ser membro da Família Real Francesa, ingressou como Tenente no Corpo Expedicionário do Canadá, servindo como piloto de avião e oficial de inteligência. Em 1915, o Príncipe recebeu a Cruz Militar e em 1918, foi promovido a Capitão. Dom Antônio também serviu como Ajudante de Ordens do Brigadeiro-General John Edward Bernard Seely, Barão Mottistone e Comandante Brigada Canadense de Cavalaria.

O Príncipe faleceu em um acidente de avião durante manobras de treinamento de rotina após o fim da Primeira Guerra Mundial, da qual saiu ileso, em 29 de novembro de 1918 em Edmonton no reino Unido. Seu corpo foi enterrado na Real Capela de Dreux.

Imagem: Príncipe Dom Antônio de Orléans e Bragança, William Newenham Montague Orpen, 1918, atualmente no Museu Imperial de Guerra no Reino unido

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO