O discurso histórico de Winston Churchill

0
559

O épico discurso de Winston Churchill na Segunda Guerra Mundial. Mesmo com toda a Europa Ocidental sob o domínio de Hitler, o velho leão inglês não se rendeu. Proferiu um dos mais célebres e famosos discursos de todos os tempos. Churchill invocou o espírito nacionalista dos britânicos e instigou a resistência da Europa contra a tirania nazista.

A segunda Guerra não foi apenas uma luta entre países, mas um embate entre civilizações. De um lado, a luz da democracia e da liberdade. Do outro, a escuridão de um regime igualitário e autoritário. Entre os nomes vitoriosos, há um em especial que tenho como exemplo de liderança em quem procuro sempre me espelhar, o primeiro ministro inglês, Sir Winston Churchill.

Em 1940 a Alemanha parecia invencível. Praticamente toda Europa se dobrava ante Hitler. Apenas a Inglaterra resistia, mesmo abaixo de bombardeios incendiários por parte da artilharia aérea alemã. Quando líderes europeus já defendiam um acordo que evitaria o conflito, mas faria do nazismo a grande força mundial, Churchill fez um discurso forte, que inspirou uma nação e entrou para a história:

“Continuaremos até o fim. Lutaremos nos mares e oceanos, defenderemos nossa ilha a qualquer custo. Lutaremos nos campos e nas ruas, nunca nos renderemos e mesmo que esta ilha ou grande parte dela estivesse subjugada ou passando fome, então  continuaria a luta, até que, quando Deus assim quiser, o novo mundo, com todo o seu poder e pujança, se disponha a acorrer para a salvação. Nós nunca nos renderemos!” “We shall never surrender!”

Churchill sabia que, ao prosseguir com a Guerra, haveria dor e sofrimento, mas a liberdade tinha de ser defendida. A força de sua convicção fez a Inglaterra enfrentar cinco anos de luta contra a barbárie e o país mantêve-se firme na defesa de seus princípios, nunca se rendendo.

Winston Churchill

O grande Primeiro-Ministro Winston Churchill da Grã-Bretanha se dirigiu a nação inteira, e o mundo todo ouvia.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO