Descoberto túnel para tráfico humano na fronteira EUA-México

0
107

Um túnel usado para contrabando foi descoberto por agentes da patrulha de fronteira dos EUA em San Diego, Califórnia, depois que prenderam 30 pessoas que estavam no país ilegalmente.

Por volta da 1h12 da madrugada, os agentes encontraram pessoas que entraram clandestinamente nos Estados Unidos. Em seguida, vasculharam a área e descobriram uma abertura no chão com uma escada dentro e concluíram que era um túnel utilizado para contrabando.

O túnel está a apenas 100 metros da fronteira e fica dentro de uma fábrica na rua Mar Bermejo, na colônia Garita de Otay, no México, e conecta Tijuana com San Diego.

A saída do túnel está localizada ao norte da cerca secundária nas proximidades do ponto de entrada de Otay Mesa.

Como é o túnel por dentro?

De acordo com o jornal de Tijuana, do lado mexicano a entrada do túnel é escura, não há eletricidade, e mal se consegue ver a profundidade. Para descer, os migrantes usavam uma escada de cor escura, aparentemente de metal.

Interior do túnel (El Sol de Tijuana)

Interior do túnel (El Sol de Tijuana)

Embaixo, encontraram uma passagem ferroviária e, em cima, havia uma plataforma de carga com pneus, o que facilitaria o movimento dentro do túnel.

Entrada do túnel do lado mexicano (www.debate.com)

Entrada do túnel do lado mexicano (www.debate.com)

A prisão

“Alguns dos homens que entraram nos Estados Unidos, aparentemente através de um túnel, tentaram escapar para o México através do mesmo túnel”, informou a Patrulha de fronteira dos EUA ao jornal El Sol de Tijuana.

Os agentes de fronteira seguiram o grupo e detiveram várias pessoas na entrada do túnel, na Estrada Drucker Lane com Siempre Viva; e os outros foram detidos dentro do túnel, de acordo com a NBC 7 San Diego.

Rua Mar Bermejo na colônia Garita de Otay, no México, que liga Tijuana a San Diego (Epoch Times)

Rua Mar Bermejo na colônia Garita de Otay, no México, que liga Tijuana a San Diego 

Entre os 30 detidos, havia 23 cidadãos chineses (21 homens e duas mulheres) e sete mexicanos (quatro homens e três mulheres).

Desde 1990, os agentes descobriram aproximadamente 170 túneis que atravessam a fronteira para os Estados Unidos. Pelo menos 15 dos túneis principais foram encontrados na fronteira entre San Diego e Tijuana.

O trabalho conjunto entre autoridades de ambos os países pode impedir o tráfico perigoso tanto de pessoas como de drogas através desses túneis.

A investigação do túnel recentemente descoberto está em andamento e os especialistas de San Diego estão coordenando de perto seus colegas mexicanos nessa pesquisa, que está focada no prédio, tentando determinar quem é o responsável pela construção e operação do túnel.

Preliminarmente, parece que o túnel pode ser uma extensão de outro túnel incompleto previamente descoberto e interditado pelas autoridades mexicanas.

Fonte – Epoch Times

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO