Trump impõe tarifas sobre alguns produtos importados e planeja mais

0
31

O presidente norte-americano Donald Trump impôs tarifas elevadas sobre máquinas de lavar roupa e painéis solares na segunda-feira, 22 de janeiro, dando um impulso à Whirlpool Corp e a produtores domésticos de painéis solares na primeira de uma série de potenciais restrições comerciais.

As decisões sobre os dois casos de salvaguarda relacionados à “Seção 201” seguiu-se às conclusões da Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos de que ambos os produtos importados “são uma causa substancial de prejuízos graves aos fabricantes nacionais”, disse o representante do comércio norte-americano, Robert Lighthizer, num comunicado.

As tarifas para máquinas de lavar roupa excederam as recomendações mais severas dos membros da ITC, enquanto as tarifas para painéis solares foram menores do que os produtores domésticos esperavam. As restrições visam auxiliar os fabricantes nacionais, mas provocaram reclamações de que os custos ao consumidor para novas máquinas de lavar e instalações solares aumentará.

Trump irá impor uma tarifa de 20% nas primeiras 1,2 milhão de grandes máquinas de lavar roupa residenciais importadas no primeiro ano e uma tarifa de 50% para máquinas acima desse número. As tarifas diminuem para 16% e 40%, respectivamente, no terceiro ano.

Uma tarifa de 30% será imposta às células e módulos solares importados no primeiro ano, com as tarifas diminuindo para 15% no quarto ano. A tarifa permite que células solares não montadas de 2,5 gigawatts sejam importadas sem tarifa em cada ano.

Os produtores domésticos de painéis solares que procuraram os remédios comerciais esperavam tarifas de 50%, o valor mais alto permitido pela lei.

Os peticionários Suniva e SolarWorld disseram que não podem competir com o influxo de importações baratas, principalmente de produtores chineses, que fizeram os preços dos painéis solares caírem mais de 30% desde o início de 2016.

O grupo de energia solar dos EUA, a Associação das Indústrias de Energia Solar, fez campanha contra as tarifas e estimou que a decisão criaria uma “crise” para a indústria em expansão e resultaria na perda de 23 mil empregos nos EUA este ano enquanto bilhões de dólares em investimentos solares são cancelados.

EUA, Trump, tarifas, comércio, protecionismo - Consumidores escolhem entre máquinas de lavar roupa numa loja da Home Depot em Nova York em 29 de julho de 2010 (Shannon Stapleton/Reuters)

Consumidores escolhem entre máquinas de lavar roupa numa loja da Home Depot em Nova York em 29 de julho de 2010 (Shannon Stapleton/Reuters)

A Suniva, de propriedade majoritária da Shunfeng International Clean Energy Ltd., listada em Hong Kong, aplaudiu a decisão, dizendo que Trump “está enviando uma mensagem de que a inovação e a fabricação norte-americanas não serão intimidadas sem uma luta”.

A Whirlpool, que procurou a ação de “salvaguarda” para máquinas de lavar roupa contra os rivais, a Samsung Electronics e a LG Electronics, após anos de casos antidumping, viu suas ações subirem 1,8% em poucas horas.

“Ao aplicar nossas leis de comércio existentes, o presidente Trump assegurou que os trabalhadores americanos competirão em condições equitativas com seus homólogos estrangeiros”, disse o presidente da Whirlpool, Jeff Fettig, num comunicado.

A medida pune a Samsung, que recentemente começou a produção de máquinas de lavar roupa na Carolina do Sul, e a LG, que está construindo uma fábrica dessas máquinas no Tennessee.

“Esta tarifa é um imposto sobre todos os consumidores que querem comprar uma máquina de lavar roupa. Todos pagarão mais, com menos opções”, disse a Samsung num comunicado.

A LG Electronics disse que a decisão prejudicará as perspectivas de crescimento e emprego de sua nova fábrica, que não começará a produzir até o final de 2018 ou início de 2019.

Trump ignorou uma recomendação da ITC para excluir das tarifas as máquinas produzidas pela sul-coreana LG, pois impostos antidumping anteriores sobre essas máquinas foram descartados. A decisão também pode prejudicar o varejista Sears Holdings, cuja marca Kenmore obtém suas maiores máquinas de lavar roupa das fábricas da LG no estrangeiro.

As ações da LG caíram até 5% nas negociações em Seul contra um ganho de 0,4% no mercado em geral. As ações da Samsung Electronics subiram 0,83%.

Primeira de várias medidas potenciais

Essas decisões foram as primeiras de várias ações tarifárias potenciais que Trump pode tomar nas próximas semanas e meses. Ele está considerando recomendações sobre restrições à importação de aço e alumínio com base na segurança nacional ao abrigo de uma lei comercial e tarifária de 1962 ou outras sanções comerciais contra a China em relação às suas práticas de roubo de propriedade intelectual.

As investigações sobre o roubo de propriedade intelectual e sobre as máquinas de lavar roupa e os painéis solares foram feitas segundo a lei comercial de 1974 que raramente foi invocada desde que a Organização Mundial do Comércio (OMC) foi lançada em 1995.

Fonte – Epoch Times

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO