Boris Johnson é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

0
16

Boris Johnson promete comandar a saída do Reino Unido da União Europeia mesmo sem acordo. Ele venceu o rival Jeremy Hunt depois de sete semanas de campanha.

Boris Johnson, ex-ministro de Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, foi escolhido pelos 124 mil membros do Partido Conservador para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.

Johnson, que foi um dos chefes da campanha a favor do Brexit antes do referendo de 2016, chegou a votar a favor do projeto da ex-premiê Theresa May em março, mas depois se voltou contra o plano.

O novo primeiro-ministro garante que a data de 31 de outubro será mantida, ainda que para isso seja necessário um Brexit sem acordo.

Entretanto, Johnson afirma que pretende conseguir uma nova negociação com a União Europeia – mesmo com o bloco já tendo dito diversas vezes que descarta retomar os diálogos com o Reino Unido.

Nesta segunda-feira (22), o ministro da Cultura, Alan Duncan, pediu demissão por causa da promessa de Johnson de tirar o país da UE com ou sem um acordo.

No último domingo (21), o ministro das Finanças, Philip Hammond, também disse que renunciará, ao invés de ser demitido por Johnson, prometendo lutar com outros no Parlamento para impedir uma ruptura nas relações com a UE.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS