Criada pelo milionário Yuri Milner, a iniciativa Breakthrough Listen tenta encontrar sinais de vida inteligente no universo.
Em anúncio feito na última quarta-feira, 17 de julho, a Breakthrough Listen fechou parceria com a VERITAS Collaboration para procurar pulsos óticos longos de nanossegundos que poderiam indicar a presença de alienígenas tentando transmitir mensagens pelo cosmos.
A colaboração usará os quatro telescópios da VERITAS de uma só vez para identificar esses “faróis” baseados em luz e que poderiam ser mais brilhantes do que estrelas observadas na mesma direção.
Segundo o site Canal Tech, o magnata Yuri Milner afirmou:
“Quando se trata de vida inteligente além da Terra, não sabemos onde ela existe ou como se comunica. Então, nossa filosofia é olhar em tantos lugares, e de todas as maneiras, quanto pudermos. E a VERITAS expande ainda mais nosso alcance de observação.”
A busca do Breakthrough Listen por assinaturas de tecnologia ótica com a VERITAS será liderada pelo Prof. David Williams, do Instituto Santa Cruz de Física de Partículas e do Departamento de Física da Universidade da Califórnia.
CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK