Ucrânia aprova lei igualando o comunismo ao nazismo

0
124

A lei havia sido aprovada pelo Legislativo ucraniano em maio de 2015, mas só agora a Corte confirmou sua constitucionalidade.

Corte Constitucional da Ucrânia, equivalente ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, confirmou a constitucionalidade de uma legislação que iguala o comunismo ao nazismo.

A lei, que bane a disseminação de símbolos que representem essas ideologias, causou diversos protestos na Rússia, informa o site RFERL.

Após a aprovação da legislação, em 2015, o ministro das Relações Exteriores russo acusou a Ucrânia de estar utilizando “métodos totalitários” para “dizimar partidos e organizações e atacar a liberdade de imprensa, de opinião e de consciência”.

No último dia 16 de julho, o site da Corte Constitucional publicou a decisão obrigando que “os regimes comunistas e nazistas” sejam tratados da mesma forma, como “estados policiais repressivos”.

“O regime comunista, assim como o regime nazista, causou danos irreparáveis para os direitos humanos durante toda a sua existência”, diz um trecho do texto da legislação.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS