Ministro Ernesto Araújo acusa revista Época de publicar citação falsa

0
310

“Essa falsa atribuição me parece extremamente grave do ponto de vista da ética jornalística”, afirmou o ministro Ernesto Araújo.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, publicou um texto, neste domingo (4), em seu blog Metapolítica Brasil, denunciando uma citação falsa publicada em matéria da revista Época.

Em matéria assinada pelo jornalista Guilherme Amado sob o título “Ernesto Araújo nega aquecimento global”, a revista afirma que o chanceler declarou:

“Não acredito em aquecimento global. Vejam que fui a Roma em maio e estava tendo uma onda de frio enorme. Isso mostra como as teorias do aquecimento global estão erradas.”

“Não pronunciei a frase que me é atribuída entre aspas. O uso de aspas em matéria jornalística indica o caráter textual de uma afirmação”, explicou Araújo.

“No caso, a afirmação colocada entre aspas não corresponde nem ao conteúdo literal nem ao teor geral do que eu disse. Essa falsa atribuição me parece extremamente grave do ponto de vista da ética jornalística”, acrescentou o ministro.

“A lamentar igualmente que um jornalista profissional se atreva a citar entre aspas uma afirmação cuja textualidade não pode comprovar”, completou o chefe do Itamaraty.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS