‘Lula está preso porque cometeu crimes’, afirma Sérgio Moro

0
32

“Não houve excesso, ninguém foi preso injustamente. Opinião de militante político não conta, pois desconsidera as provas”, afirmou Sérgio Moro.

O ex-presidente Lula da Silva (PT), preso desde abril de 2018, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que decrete a suspeição do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, em mais uma tentativa de reverter a condenação no caso do triplex.

Em entrevista à revista Veja, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, por sua vez, declarou que está de consciência tranquila e enfatizou que o petista está preso por ter cometido crimes:

“O ex-deputado Eduardo Cunha também diz que é inocente. Aliás, na cadeia todo mundo diz que é inocente, mas a Petrobras foi saqueada”, afirmou Moro.

Questionado sobre as críticas à Operação Lava Jato, principalmente após as divulgações das mensagens hackeadas, Moro reforçou sua posição:

“Não houve excesso, ninguém foi preso injustamente. Opinião de militante político não conta, pois desconsidera as provas. […] Agora vem essa discussão de que a ordem das alegações finais seria um erro da Lava Jato. Os avanços anticorrupção não são de propriedade de juízes ou procuradores. É uma conquista da sociedade, do país. É o país que perde com eventuais retrocessos.”

O ministro acrescentou:

“Esse episódio está todo superdimensionado. A Polícia Federal está investigando as pessoas que invadiram os celulares. Não está descartada a hipótese de que houve interesses financeiros por trás desse crime. Esses hackers, pelo que já foi demonstrado, eram estelionatários. Mas nada vai mudar o fato de que a Operação Lava-Jato alterou o padrão de impunidade da grande corrupção. As pessoas sabem diferenciar o que é certo do que é errado.”

Moro também rebateu os ataques do ex-presidente Lula e afirmou que a Petrobras foi “saqueada:

“Estou bem tranquilo com minha consciência quanto ao que fiz. O ex-deputado Eduardo Cunha também diz que é inocente. Aliás, na cadeia todo mundo diz que é inocente, mas a Petrobras foi saqueada. Sempre que há um julgamento importante, dizem que a Lava Jato vai acabar, que tudo vai acabar. Há um excesso de drama em Brasília. As pessoas pensam tudo pela perspectiva do Lula, embora seja possível que o julgamento do STF sobre a ordem das alegações finais leve à anulação da sentença sobre o sítio de Atibaia. Lula está preso porque cometeu crimes.”

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS