Humanos podem não reconhecer sinais de vida extraterrestre

0
71

Se descobríssemos evidências de vida alienígena, nós seríamos capazes de perceber?

A vida em outros planetas pode ser tão diferente da que estamos acostumados que podemos não reconhecer nenhuma assinatura biológica produzida em mundos distantes.

Os astrônomos que buscam planetas em outros sistemas solares ficam impressionados com a abundância de possíveis alvos de observação.

Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos, mais de 3.650 planetas foram identificadas. E, com  a ajuda de missões como a do satélite de exoplanetas TESS, da NASA, essa tendência continuará.

Cada novo exoplaneta é rico em complexidade física e química. É muito fácil imaginar um caso em que os cientistas enxerguem um planeta como “sem importância”, mas cuja grande importância só viria a ser reconhecida em análises mais detalhadas ou com uma abordagem teórica fora do padrão.

Na busca por vida alienígena, os cientistas devem ter manter uma mente completamente aberta para novas ideias. Isso significa ter uma certa quantidade de estímulo para avanço de ideias e técnicas não convencionais, enfatiza o site Science Alert.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS