Internautas esquerdistas afirmam que o nome se assemelha ao cabelo crespo, que há anos é associado de forma pejorativa às esponjas de aço da marca
A marca de produtos de limpeza Bombril está sendo acusada de racismo nas redes sociais por causa do lançamento da esponja de aço inox com o nome “Krespinha”. Os internautas afirmam que o nome se assemelha ao cabelo crespo, que há anos é associado de forma pejorativa às esponjas de aço da marca.
No site da Bombril, a esponja “Krespinha” é descrita como “perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja”.
O Correio procurou a empresa e pediu um posicionamento e questionou quando o produto foi lançado, mas não recebeu nenhum retorno até o momento.
#BomBrilRacista no Twitter
A hashtag #BomBrilRacista é o segundo assunto mais comentado no Twitter na manhã desta quarta-feira (17/6). Nas publicações, os usuários da rede social lembraram que não é a primeira vez que uma esponja é lançada com esse nome. Em 1952, havia uma marca “Krespinha”.
“O ano é 1952, surge uma marca racista que associa cabelo crespo a esponja de aço. O ano é 2020, o absurdo se repete. Me pergunto se existe algum preto na equipe de criação, ou só brancos alienados mesmo”, diz uma das publicações.
“Quem tem cabelo crespo sabe bem o que é enfrentar todos os dias vários comentários de gente chamando o cabelo de bombril, de sujo e desarrumado. Já disseram até que pareço com algum bandido (?¿). É preconceituoso e destrói a autoestima. Cultivar isso é repugnante. #BombrilRacista”, reclamou outra.
Quem tem cabelo crespo sabe bem o que é enfrentar todos os dias vários comentários de gente chamando o cabelo de bombril, de sujo e desarrumado. Já disseram até que pareço com algum bandido (?¿). É preconceituoso e destrói a autoestima. Cultivar isso é repugnante.#BombrilRacista
— surtada (@marehlimah) June 17, 2020
Me choca tanto, é tão desrespeitoso e irresponsável, que eu fui no site da marca algumas vezes conferir se é real!
É REAL! É 2020!
A empresa #BOMBRIL desenvolveu e lançou esse produto…
Deixando escancarado o
RACISMO ESTRUTURAL que diariamente lutamos para desconstruir! pic.twitter.com/84D52rMfMk— Jeniffer Dias (@eujenifferdias) June 17, 2020
“Aí Levi, mas você que tá vendo racismo onde não tem.”
Reciclaram esse produto cujo divulgação tinha uma criança negra de cabelo crespo, o nome é Krespinha e eu que estou vendo racismo onde não tem?#BombrilRacista pic.twitter.com/D7n0Yx0URy
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) June 17, 2020
Sim! A Bombril, em pleno 2020, reviveu a Krespinha, de 1952, que associa cabelo crespo a uma esponja de aço. Inacreditável!!! #BombrilRacista pic.twitter.com/hPPsYVTntP
— NETTO (@pratosdetigres) June 17, 2020
O ano é 2020 e a Bombril dando show de preconceito.#BombrilRacista #bombril #boicotebombril pic.twitter.com/wA5XOPcu4g
— Helo Pupo (@Helo_Pupo) June 17, 2020
Aprender a se amar passa por olhar-se no espelho e estar bem com o que vê refletido nele. E quem ñ se ama ñ vive bem. O poder d supremacia branca constrói com sua eficiente máquina de propaganda uma imagem sobre si mesma de referência de beleza, inteligência, etc+#BombrilRacista
— Dandara Aziza Kiniun (@dandaraaziza) June 17, 2020
CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK