Centro de exposições autossuficiente em Dubai conta com 1055 painéis solares e 97% de aço reciclado

0
21

Um centro de exposições autossuficiente em Dubai conta com 1055 painéis solares, além de 97% de aço reciclado e deverá ser transformado em museu de sustentabilidade.

No total, são 6 mil metros quadrados de espaços de exposição que devem ser transformados em um museu de ciência e sustentabilidade ao final do evento.

A Expo Dubai 2020 está aberta ao público desde o dia 1º de outubro e, até março de 2022, deverá reunir projetos e exposições de arquitetura e inovação.

Ao todo, será reunido expositores de 180 países, mas o próprio centro de exposições está sendo um grande chamativo de sustentabilidade.

A construção foi projetada pelo estúdio britânico Grimshaw, e conta com uma cobertura de 135 metros de largura repleta de painéis solares.

Essa área, batizada de Terra, é dedicada a exposições relacionadas à sustentabilidade no evento, ficando em uma das entradas principais do local.

Centro de exposições é autossuficiente em água e energia

A área de exposições é coberta por telhados verdes, e acima deles, há uma grande estrutura em forma de árvore, feita com 97% de aço reciclado.

Essa grande estrutura é coberta pelos mais de 1055 painéis solares instalados, que junto as árvores solares menores que ficam em volta do prédio, devem gerar quatro gigawatts por hora de eletricidade anualmente.

O pavilhão é estruturado ao redor da coluna que é responsável por sustentar a copa em forma de árvore, sendo que um pátio aberto envolve essa coluna.

Outra parte utilizada como estratégia do estúdio para que o edifício se tornasse autossuficiente foi a estrutura oval e angular, que cobre o pavilhão.

Além disso, outras 18 estruturas menores, que contam com as mesmas funções, estão espalhadas ao redor do prédio.

Coleta de chuva

Além dos painéis solares, a cobertura também coleta água da chuva e orvalho, enquanto a água adicional é capturada pelas outras 18 estruturas.

Todo o projeto do pavilhão é capaz de reutilizar 100% dessa água, uma vez que os jardins que ficam em volta do prédio principal são usados como “ferramentas naturais”.

Esses jardins tem como função filtrar e reciclar a água, associando toda a eficiência hídrica ao paisagismo do local.

Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Grimshaw

The post Centro de exposições autossuficiente em Dubai conta com 1055 painéis solares e 97% de aço reciclado first appeared on Engenharia Hoje.

O post Centro de exposições autossuficiente em Dubai conta com 1055 painéis solares e 97% de aço reciclado apareceu primeiro em Engenharia Hoje.

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO

Deixe uma resposta