O que é e como ativar o rastreamento de cabeça do Áudio Espacial nos AirPods

0
2

Definitivamente, um dos grandes destaques dos AirPods Pro e Max é o recurso de Áudio Espacial. Disponível — por enquanto — somente para estas duas versões de fones de ouvido da Apple, a funcionalidade permite transformar áudios estéreos em espacial, além de pode ser ativado um sistema de rastreamento de cabeça (Dynamic Head Tracking), que mapeia os seus movimentos com os fones no ouvido.

Como controlar a detecção automática dos AirPods Qual a diferença entre AirPods, AirPods Pro e AirPods Max? Como funciona o carregamento otimizado nos AirPods Pro

O que é Áudio Espacial

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é o Áudio Espacial? Diferentemente do Áudio Estéreo — que funciona de forma bilateral, vindo dos lados esquerdo e direito —, o Áudio Espacial trabalha através de um rastreamento dinâmico dos movimentos da sua cabeça ao utilizar os AirPods em seus ouvidos.

Ou seja, mesmo que você mexa a cabeça para o lado ao assistir um vídeo, os sons do ambiente da reprodução acompanharão o seu movimento, fazendo com que o áudio venha de todas as direções. Já os sons de fala de pessoas permanecerão situados na tela ou, se for o caso, no lado da ação em que acontecem no vídeo.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Como ajustar os microfones dos AirPods Como ver o nível de bateria dos AirPods em um carregador sem fio Como personalizar os controles dos AirPods Pro

Apesar de se não se tratar de um recurso para ouvir músicas, e sim para assistir filmes, séries, e vídeos em geral — afinal, os sons do ambiente ao seu redor estarão vindo de todas as direções à sua volta —, é possível transformar áudios estéreos em espacial e testá-los, como vamos ver a seguir.

O que é o rastreamento de cabeça do Áudio Espacial

Ao ativar o Áudio Espacial, você possui dois modos de uso: “Fixo” ou “Cabeça Rastreada”. Mas, como funcionam? Basicamente, você pode optar se deseja fixar a direção de onde vem o som — ou seja, na direção da tela do dispositivo que estiver reproduzindo o áudio —, ou ativar o rastreamento dos movimentos da sua cabeça enquanto você se mexe com os AirPods em seus ouvidos.

Ou seja, no modo “Fixo”, o Áudio Espacial vai fixar o som de forma que saia sempre da mesma direção, independentemente do fato de você mexer a sua cabeça e, consequentemente, os AirPods em seus ouvidos. Já no modo “Cabeça Rastreada”, o Áudio Espacial vai identificar e rastrear quando você movimentar a sua cabeça e os fones de ouvido, para que o som se adapte e venha sempre pelas direções certas nos seus arredores.

Apple prepara novo AirPods Pro com sensor de exercícios e iPad Pro com MagSafe Novo AirPods Pro chega em 2022 com visual reformulado e recursos fitness

Para entender melhor como tudo isso funciona, confira abaixo o que é e como ativar o rastreamento de cabeça (Dynamic Head Tracking) do recurso de Áudio Espacial, disponível nos AirPods Pro e Max.

Como testar e ativar o rastreamento de cabeça do Áudio Espacial nos AirPods

Passo 1: com os AirPods devidamente conectados ao seu iPhone, entre em Ajustes, e depois em “Bluetooth”.

Vá em Ajustes > Bluetooth. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: na lista de dispositivos disponíveis, encontre o nome dos seus AirPods e clique no ícone de informação, ao lado de “Conectado”.

Clique no ícone de informação dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: na tela seguinte, localize a seção de “Áudio Espacial”. Conforme você vai notar, para ativá-lo, é preciso acessar a Central de Controle — porém, antes disso, vamos entender melhor como funciona o recurso. Clique nele.

Clique no recurso de Áudio Espacial dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: uma janela vai se abrir na tela, exibindo uma animação de ambos os tipos de áudio, o Estéreo e o Espacial. Na aba de “Áudio Estéreo”, a animação mostra como funciona o áudio bilateral, com o som vindo dos seus lados esquerdo e direito.

Áudio Estéreo dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: já na aba de “Áudio Espacial”, a animação mostra como funciona o áudio vindo de todo o espaço ao seu redor, com o som vindo de todas as direções. Você pode alterar entre as duas abas para ouvir e comparar melhor a diferença entre os dois modos de som.

Áudio Espacial dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: acesse a Central de Controle do iOS em seu dispositivo, arrastando o topo direito da tela para baixo, e pressione o clique sobre a barra de controle do volume.

Pressione o clique sobre a barra de controle do volume. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: localize o ícone do Áudio Espacial. Clique nele para abri-lo e transformar o áudio estéreo em espacial.

Clique no ícone do Áudio Espacial. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: os diferentes modos do Áudio Espacial vão se abrir, sendo eles: desativado (Áudio Estéreo), Fixo e Cabeça Rastreada.

Conforme mencionado, no modo “Fixo”, o Áudio Espacial vai fixar o som de forma que saia sempre da mesma direção, independentemente do fato de você mexer a sua cabeça e, consequentemente, os AirPods em seus ouvidos.

Já no modo “Cabeça Rastreada”, o Áudio Espacial vai identificar e rastrear quando você movimentar a sua cabeça e os fones de ouvido, para que o som se adapte e venha sempre pelas direções certas nos seus arredores.

Confira os diferentes modos do Áudio Espacial. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: experimente o Áudio Espacial Fixo dos AirPods.

Áudio Espacial Fixo dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: experimente o Áudio Espacial Cabeça Rastreada dos AirPods.

Áudio Espacial Cabeça Rastreada dos AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 11: defina o modo do Áudio Espacial que preferir para escutar em seus AirPods e retorne à barra do controle de volume.

O Áudio Espacial Cabeça Rastreada está ativado em seus AirPods. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Os 10 animais mais bonitos do mundo Você vai se surpreender com o filme mais assustador de todos os tempos Microsoft Excel resolve um dos problemas mais antigos e irritantes do programa Imagens de satélite mostram erupção do vulcão Cumbre Vieja ficando mais intensa Qual foi o primeiro carro do mundo? A resposta pode surpreender

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO

Deixe uma resposta