Biden diz que está elaborando plano para impedir ação da Rússia contra a Ucrânia

0
17

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que está preparando um plano “abrangente” para dificultar a invasão da Ucrânia por seu homólogo russo Vladimir Putin, já que os dois líderes devem se pronunciar nos próximos dias em meio ao aumento das tensões.

Os Estados Unidos estão preparando “o mais abrangente e significativo conjunto de iniciativas para tornar muito, muito difícil para Putin ir em frente e fazer o que as pessoas estão preocupadas que ele possa fazer”, disse Biden a repórteres na Casa Branca na sexta-feira.

“Isso está em jogo agora”, disse Biden, acrescentando que ainda não falou diretamente com Putin em meio à crise crescente.

Autoridades americanas e russas disseram que uma conversa entre os líderes pode ser arranjada em breve.

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, citando relatórios de inteligência, alertou na sexta-feira que a Rússia colocou mais de 94 mil soldados perto das fronteiras da Ucrânia e pode estar se preparando para uma ofensiva militar em grande escala no final de janeiro.

O aumento militar tem alimentado preocupações e alertas crescentes da Ucrânia, bem como de altos funcionários dos EUA e seus aliados da OTAN .

No início desta semana, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a Rússia estava considerando “movimentos agressivos significativos” contra a Ucrânia e advertiu que os EUA responderiam com “medidas econômicas de grande escala” caso o governo russo escolhesse um “caminho de confronto”.

Depois de uma reunião na Suécia com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na quinta-feira, Blinken reiterou sua advertência de que a Rússia sofreria “graves custos e consequências” caso invadisse a Ucrânia.

“Cabe agora à Rússia diminuir as tensões atuais revertendo o recente aumento de tropas, devolvendo as forças às posições normais em tempos de paz e evitando novas intimidações e tentativas de desestabilizar a Ucrânia” , disse ele .

De sua parte, Lavrov disse que os EUA ameaçaram com novas sanções, mas sugeriu que o esforço não seria eficaz. “Se vierem as novas ‘sanções do inferno’, responderemos”, disse o ministro das Relações Exteriores. “Não podemos deixar de responder.”

Em 2014, Moscou anexou a Crimeia da Ucrânia e separatistas apoiados pela Rússia apreenderam uma faixa de território no leste da Ucrânia, iniciando um conflito que continua a ferver até hoje.

O post Biden diz que está elaborando plano para impedir ação da Rússia contra a Ucrânia apareceu primeiro em Gazeta Brasil – O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora..

O post Biden diz que está elaborando plano para impedir ação da Rússia contra a Ucrânia apareceu primeiro em Gazeta Brasil – O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora..

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO PATROCINADO

Deixe uma resposta