FMI corta previsão de crescimento econômico global

0
6

A economia global está entrando em 2022 “em uma posição mais fraca do que o esperado anteriormente”, alertou o Fundo Monetário Internacional nesta terça-feira (25), ao rebaixar sua perspectiva de crescimento global em grande parte devido às nuvens que se acumulam sobre as recuperações nos Estados Unidos e na China.

O mais recente World Economic Outlook do FMI pede que o crescimento global diminua de 5,9% em 2021 para 4,4% este ano. A previsão para 2022 é meio ponto percentual inferior à previsão de outubro do Fundo e reflete amplamente as remarcações previstas para as duas maiores economias do mundo.

O Fundo viu a economia dos EUA crescer 4,0 % este ano. Isso foi 1,2 ponto percentual menor do que a chamada de outubro e refletiu o fracasso em aprovar o plano de gastos Build Back Better do presidente Joe Biden, o desenrolar das medidas de estímulo pandêmico do Federal Reserve e a contínua escassez de oferta que está impulsionando a inflação.

O FMI vê a economia da China crescer 4,8% este ano – 0,8 ponto percentual abaixo da previsão de outubro – graças à política de tolerância zero ao COVID-19 do país, que prejudica os negócios e ao estresse contínuo em seu setor imobiliário altamente endividado.

Inflação, riscos e pontos positivos

A inflação provou ser mais persistente do que o FMI esperava em outubro, graças às contínuas interrupções na cadeia de suprimentos e aos altos preços da energia. O Fundo prevê que esses índices persistam este ano, mas gradualmente decrescem se as expectativas de inflação permanecerem ancoradas, “os desequilíbrios de oferta e demanda diminuírem em 2022” e bancos centrais como o Federal Reserve dos EUA aumentarem os custos de empréstimos para conter o aumento dos preços.

Mas, como sempre, há riscos para as perspectivas, disse o FMI, como novas variantes do COVID-19 que podem prolongar a pandemia e introduzir novas interrupções econômicas. Emaranhados na cadeia de suprimentos, preços voláteis de energia e pressões salariais localizadas podem criar mais incerteza em torno da inflação, disse o Fundo, enquanto aumentos das taxas de juros em economias avançadas como os EUA podem afetar negativamente economias emergentes e em desenvolvimento .

“O aumento das tensões geopolíticas e a agitação social também representam riscos para as perspectivas”, disse a vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath, a repórteres durante uma entrevista coletiva virtual na terça-feira.

Gopinath disse que as perdas econômicas totais da pandemia devem chegar perto de US$ 13,8 trilhões até 2024. Ela também destacou um tema recorrente que o Fundo levantou desde que a economia global iniciou seu longo caminho de volta à saúde pré-pandemia, ou seja, a crescente lacuna de recuperação entre nações mais ricas e mais pobres.

“Mesmo que as recuperações continuem, a divergência preocupante nas perspectivas entre os países persiste”, disse Gopinath, observando que as economias avançadas devem retornar às suas tendências pré-pandemia este ano, enquanto vários mercados emergentes e economias em desenvolvimento “são projetados para ter uma produção considerável perdas no médio prazo”.

O FMI rebaixou suas perspectivas para o Brasil e o México, as maiores economias da América Latina, bem como para a África do Sul.

Embora a tendência geral para o mundo seja uma desaceleração da recuperação, o FMI elevou as perspectivas para a Índia. Também vê o Oriente Médio e o Norte da África obtendo um aumento de desempenho este ano devido aos preços mais altos da energia.

“A região MENA é uma onde realmente temos uma atualização para este ano, então esperamos que o crescimento seja de 4,4, que é uma atualização do ponto três”, disse Petya Koeva Brooks, vice-diretor do departamento de pesquisa do FMI, a repórteres. “A principal razão para isso são as melhores perspectivas de crescimento dos exportadores de petróleo, que novamente estão diretamente ligadas aos preços mais altos do petróleo.”

O post FMI corta previsão de crescimento econômico global apareceu primeiro em Gazeta Brasil – O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora..

O post FMI corta previsão de crescimento econômico global apareceu primeiro em Gazeta Brasil – O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora..

CURTA O CONSERVADORISMO DO BRASIL NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here