Um novo spray nasal experimental pode impedir que as pessoas sejam infectadas com COVID-19 por até oito horas, de acordo com um estudo.

O tratamento promissor mostrou que pode bloquear a infecção pelo vírus em estudos de laboratório com camundongos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

“Esta tecnologia é barata e altamente fabricável, e o inibidor funciona igualmente bem contra todas as variantes”, disse o autor do estudo Kalle Saksela ao Gizmodo.

“Ele também funciona contra o agora extinto vírus SARS, então também pode servir como uma medida de emergência contra possíveis novos coronavírus”.

O spray, desenvolvido para imunocomprometidos e outras pessoas de alto risco, é feito de uma proteína sintética semelhante a um anticorpo que reconhece e se liga à proteína spike do coronavírus – interrompendo-o temporariamente, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores descobriram que uma pequena dose impedia que as células fossem infectadas com todas as variantes do coronavírus, incluindo o Ômicron.

Eles também descobriram que os ratos que receberam tratamento eram muito menos propensos a ter problemas no trato respiratório superior e nos pulmões após serem expostos à variante beta do COVID-19.

Mas o spray nasal ainda não foi testado em humanos, os estudos de laboratório ainda não foram revisados por pares e são necessárias mais pesquisas, disseram os cientistas.

Saksela também alertou que o tratamento não pretende substituir vacinas ou outros medicamentos.

“Seu uso profilático destina-se a proteger da infecção por SARS-CoV-2”, disse Saksela. “No entanto, não é uma vacina, nem pretende ser uma alternativa às vacinas, mas sim complementar a vacinação para fornecer proteção adicional”.

O post Spray nasal pode proteger contra todas as variantes da Covid por 8 horas, aponta estudo apareceu primeiro em Gazeta Brasil – O que está acontecendo no Brasil e no Mundo agora..